Aguarde...
Que a irreverência e o desprendimento de Exu me animem a não encarar as coisas de forma como elas parecem à primeira vista e sim que eu aprenda que tudo na vida, por pior que seja, terá sempre o seu lado bom e proveitoso! Laro Yê Exu!
Que a tenacidade de Ogum me inspire a viver com determinação, sem que eu me intimide com pedras, espinhos e trevas. Sua espada e sua lança desobstruam meu caminho e seu escudo me defenda. Ogun Yê meu Pai!
Que o labor de Oxossi me estimule a conquistar sucesso e fartura à custa de meu próprio esforço. Suas flechas caiam à minha frente, às minhas costas, à minha direita e à minha esquerda, cercando-me para que nenhum mal me atinja. Okê Aro Ode!!!!
Que as folhas de Ossain forneçam o bálsamo revitalizante que restaure minhas energias, mantendo minha mente e meu corpo são. Ewe Ossain!!!!
Que Oxum me dê serenidade para agir de forma consciente e equilibrada. Tal como suas águas doces – que seguem desbravadoras no curso de um rio, entrecortando pedras e se precipitando numa cachoeira, sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar – assim seja que eu possa lutar por um objetivo sem arrependimentos. Ora Ye Yêo Oxum!!!!
Que os raios de Iansã alumiem meu caminho e o turbilhão de seus ventos levem para longe aqueles que de mim se aproximam com o intuito de se aproveitarem de minhas fraquezas. Êpa Hey Oyá!!!!
Que as pedreiras de Xangô sejam a consolidação da Lei Divina em meu coração. Seu machado pese sobre minha cabeça agindo na consciência e sua balança me incuta o bom senso. Caô Caô Cabecilê!!!!
Que as ondas de Iemanjá me descarreguem levando para as profundezas do mar sagrado as aflições do dia-a-dia dando-me a oportunidade de sepultar definitivamente aquilo que me causa dor e que seu seio materno me acolha e me console. Odoyá Iemanjá!!!!
Que as cabaças de Obaluayê tragam não a cura de minhas mazelas corporais, como também ajudem meu espírito a se despojar das vicissitudes. Atotô Obaluayê!!!!
Que a vitalidade dos Ibejis me estimule a enfrentar os dissabores como aprendizado; que eu não perca a pureza mesmo que, ao meu redor, a tentação me envolva. Que a inocência não signifique fraqueza, mas sim refinamento moral. Onibeijada!!
Que o arco-íris de Oxumarê transporte para o infinito minhas orações, sonhos e anseios e que me traga as respostas divinas, de acordo com o meu merecimento. Arrobobo Oxumarê!!!!
Que a paz de Oxalá renove minhas esperanças de que, depois de erros e acertos; tristezas e alegrias; derrotas e vitórias; chegarei ao meu objetivo mais nobre; aos pés de Zambi maior! Êpa Babá Oxalá!!!!
Meu companheiro de todas as horas; amigo de todos os momentos, tanto os de alegria como os de sofrimento; guia meus passos, meus pensamentos e minhas ações; cria em redor de mim um círculo de defesa contra os fluidos, influências ou interferências que possam afetar-me o corpo ou a mente; ajudando-me também estarás te ajudando, num intercâmbio de amor, de paz e de compreensão; sê o meu porta-voz diante de outros espíritos superiores, médicos ou cientistas; professores ou sacerdotes, guias ou amigos para que me dirijam na solução dos meus problemas físicos espirituais. Agradeço-te sinceramente toda a assistência que me prestaste, toda orientação que imprimiste à minha vida, socorrendo-me nas horas aflitivas, consolando-me nas épocas de amarguras e sugerindo-me a prática do amor e da caridade. Que Deus te dê muita luz, força e poder como recompensa pelo esforço, dedicação e afeto que demonstras no cumprimento de tão importante missão.
Nós te rogamos, Pai de Infinita Bondade e Justiça, as graças de Jesus Cristo através de Bezerra de Menezes e suas legiões de companheiros. Que eles nos assistam, Senhor, consolando os aflitos, curando aqueles que se tornem merecedores, confortando aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar, esclarecendo aos que desejarem conhecer a verdade e assistindo a todos quantos apelam ao Teu Infinito Amor.
Jesus, Divino Portador da Graça e da Verdade, estende Tuas mãos dadivosas em socorro daqueles que Te reconhecem o Despenseiro Fiel e Prudente, faze-o Divino Modelo, através de Tuas legiões consoladoras, de Teus santos espíritos, afim de que a Fé se eleve, a Esperança aumente, a Bondade se expanda e o Amor triunfe sobre todas as coisas.
Bezerra de Menezes, Apóstolo do Bem e da Paz, amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em beneficio daqueles que sofrem, sejam males físicos ou espirituais. Santos espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as graças e as curas sobre a humanidade sofredora afim de que as criaturas se tornem amigas da Paz e do Conhecimento, da Harmonia e do Perdão, semeando pelo mundo os Divinos Exemplos de Jesus Cristo.
Senhor, permite que meu corpo e a minha mente possam servir aos teus designos e engrandecer o teu poder e a tua glória. Permita que eu possa ajudar a levantar aqueles que se encontram na sarjeta, revigorar os enfermos e auxiliar os que tem menos do que eu. Ajuda-me Senhor, a dominar os meus pensamentos e que a minha mente jamais abrigue os sentimentos de ódio, inveja ou de injúria. Senhor, permite que no meu coração tenha guarida somente o amor que provem de ti e se manifesta no amor ao próximo, e não o amor individual, egoísta e traiçoeiro que só serve para me atemorizar. Senhor, cultiva dentro de mim a pureza das crianças e o sentimento de caridade que tu nos ensinaste.
Meu Pai Oxóssi!
Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas de onde tiramos o oxigênio necessário a manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos com a vossa energia, para a cura de nossos males.
Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária para suportarmos as dificuldades a serem superadas.
Dai-nos a paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender e perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nossos guias, nossos protetores, apensas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo de fé.
Dai-nos paciência para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e que desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possíveis, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados.
Dai-nos tranquilidade para superarmos todas as ingratidões, todas a calúnias.
Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para as quais, na matéria, não há cura.
Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes.
Dai-nos, enfim a vossa proteção e a certeza de que quando um caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, ali estará a vossa vibração.
E neste momento de súplica e oração ao nosso Pai Ogum, pedimos também ao grande guerreiro a luz do discernimento, humanismo e paz, que desterre das cabeças dos homens, o ódio, a crueldade e a covardia das guerras inúteis.
E que se faça a paz, e as bênçãos da luz, da palavra, do amor e de Deus esteja presente nestes corações vazios de fé, e de solidariedade; que ainda desconhecem o peso da justiça do nosso grande arquiteto do Universo.
Que Ogum guerreiro nos proteja e as bênçãos de Oxalá esteja sempre em todos os lares deste país, e dentro de cada um se faça a paz.
Saravá Ogum
Saravá Xangô. Orixá maior. Dono de todas as cabeças. Repicam os grandes atabaques da lei de Umbanda. Kaô Cabecille, meu Pai Xangô, nós sentimos sobre a força de vossa vibração os fluidos benéficos de tua luz. Rei da Justiça, soberano da sabedoria, abre seus braços sobre nós, faça valer por intermédio de seus doze ministros a vontade divina, purifica nossa alma na cachoeira, faça do seu peito largo e forte o nosso escudo para que os olhos dos inimigos não nos encontrem. Empresta-nos sua força de guerreiro, para combater a injustiça, a arrogância e a cobiça, a sua pena de ouro, sua machada, sua chave e a sua sabedoria estão presentes neste gongá, dando-nos força, luz, retidão e coragem. Concede-nos a graça de sua proteção para quando batermos cabeça na sua pedra meu Pai Xangô a justiça se faça agora e sempre para todos os seus filhos.
Kaô meu Pai
Kaô Cabecille
Poderosa força das águas.
Inaê, Janaína, Sereia do Mar
Saravá nossa Mãe Iemanjá.
Leva para as profundezas do teu mar sagrado Odoiá ... todas as nossas desventuras e infortúnios, todas as nossas dores e aflições.
E traz do teu mar, as benéficas forças espirituais, energias renovadoras e as vibrações poderosas da tua falange abençoada.
E para alento de nossas necessidades materiais Mãe Iemanjá, traz a paz, a saúde, a esperança e a coragem para continuarmos a nossa jornada.
Saravá nossa Mãe Iemanja
Odofiaba Mãe Sereia
Saravá Iemanjá
Canto sereno que assobia nos regatos, senhora faceira de beleza e ternura, protetora das crianças, das uniões e de todos os que necessitam de tua graça. Mamãe Oxum, deusa formosa dos rios, mãe das águas doces, acolhe-nos em teu seio bendito, envolve-nos em teus braços serenos, proporciona-nos paz, alegria e bem estar.
Lava com tuas águas cristalinas, todos os corações atormentados, tristes e magoados, e deixa plantado no íntimo de cada um, a semente do teu imenso amor.
Afaga nossas cabeças com teu carinho e abençoa-nos hoje e sempre, meiga senhora, mãe do amor... mãe de todos nós.
Saravá Mamãe Oxum
Aiê Eu, Aiê Eu Minha Mãe.
Oiá, bela e formosa guerreira, olha os nossos passos.
Iansã deusa máxima do Cacurucaia, rainha protetora, Eparrei Mãe Divina, deusa protetora dos ventos, varre de nossos caminhos todas as dificuldades e com as tuas tempestades afasta os inimigos traiçoeiros.
Deixa-nos sentir a tua bonança. Iansã dos relâmpagos, clareando nossas mentes, nossas estradas, nossos destinos.
Que a faísca dos teus raios, faça com que todos os teus filhos enxerguem a tua graça divina.
Curvamo-nos a teus pés, poderosa senhora dos elementos.
Saravá Iansã~
Eparrei, Eparrei Oiá.
Mãe protetora de todos nós, senhora das águas opulentas, deusa das chuvas benévolas. Deixa cair sobre nós senhora, a chuva divina da tua bondade fecunda e infinita.
Saluba Nanã Boroquê.
Purifica com tuas forças nossa atmosfera para que possamos ser envolvidos pelas tuas bênçãos salutares, e derrama grande senhora sobre o nosso gongá, pétalas perfumadas de paz, amor, compreensão e harmonia, e sobre a cabeça de cada filho Nanã, derrama gotas sublimes de teu orvalho sagrado, para aliviar todas as dores, todos os sofrimentos e todas as aflições.
Que a sua poderosa vibração seja sempre o bálsamo vivificante que nos dará forças para caminhar.
Salve Grande Senhora
Salve suas águas poderosas
Salve Cacurucaia de Umbanda
Salve Nanã Boroquê
Saluba Nanã.
Pedimos neste momento ao nosso Pai Omulu uma orientação perfeita evocando seu poder de cura.
Dominador das epidemias, de todas as doenças e da peste, Omulu, Senhor da terra, Obaluaiê meu Pai eterno.
Dai-nos saúde para nossa mente.
Dai-nos saúde para nosso corpo.
Reforçai e revigorai nossos espíritos para que possamos enfrentar todos os males e infortúnios da matéria.
Dai-nos vigor, energias positivas, força e coragem na vossa fé.
Atotô meu Velho Pai, Atotô.
Dizem que a Umbanda é linda babá
pra quem sabe combinar (2x)
É linda babá, é linda
É linda babá, é linda (2x)
Sempre hei de te amar Umbanda
Banda da terra e do mar
Foi num terreiro de Umbanda babá
que eu aprendi a caminhar (2x)
Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial.
Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Santa Sara, ilumine nossas vidas com eu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.
Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimentos para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. Santa Sara, de esperanças de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.
Que Assim Seja...
Textos adaptados e organizados pela Tenda Espírita Pena Verde — para uso informativo e educativo no site institucional.